terça-feira, 18 de maio de 2010

Entre Tapas e Pinchos!

Todo mundo que esteve ou conhece um pouco a Espanha já ouviu falar nas famosas tapas espanholas.
Eu particularmente sou fã desta maneira de deliciar uma refeição, que basicamente consiste em degustar pequenas porções de diferentes pratos.

As mais tradicionais são a "tortilla de patata", as "gambas al agillo", as "patatas bravas", "pimientos rellenos", "croquetas", "calamares a la romana", entre muitas outras.

Conta uma, entre várias lendas sobre a origem das tapas, que estas surgiram na Idade Média quando Afonso X, El Sabio, reinava (Sec.XIII). De acordo com a história, o Rei ficou doente e se viu obrigado a tomar uns goles de vinho todos os dias por recomendação médica. Para amenizar os efeitos do álcool comia pequenos bocados acompanhando a bebida.
Uma vez curado, Afonso X, instituiu que nas tabernas de Castilha servissem com cada cálice de vinho uma "Tapa" (tampa-pratinho sobre o cálice com uma pequena porção de comida), para evitar que os frequentadores se alcoolizassem muito rápido, coisa que acontecia frequentemente naquela (e nesta) época.
  Variado de Tapas!*



Tapa de "Patatas Bravas" e clara! (batatas fritas servidas com molho levemente picante e maionese de alho)

Tapa de queijo de cabra à milanesa com geléia de amora
 

Os pinchos (ou pintxos) são um tipo de tapa, tradicionais do País Vasco. Se diferenciam das tapas normalmente por serem servidas em cima de um pedaço de pão com um palito espetado. Nos bares de pinchos, encontrados por toda Espanha, os pinchos frios ficam expostos no balcão do bar e cada um se serve, acumulando no seu prato apenas os palitos para posterior contagem e cobrança. Os pinchos quentes são pedidos ao garçom e preparados no momento.

 Seleção de pintxos frios!

Tradicionalmente se bebe chopp, vinho ou clara (mistura de chopp e limão) acompanhando as tapas. No caso dos pinchos o acompanhamento mais típico é o Txacoli, um vinho branco suave levemente gasoso!



Geralmente cada bar é especialista numa ou outra variedade de tapas e pinchos. O mais típico é fazer uma ronda de bar em bar provando as especialidades de cada lugar!

* spanishdict.com 
* recipezaar.com

Um comentário:

  1. Que saudade! Gostei muito! O blog tá maravilhoso. Vou copiar algumas receitinhas...
    Beijos

    ResponderExcluir