quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Comendo com a mão!

Uma das coisas que logo que cheguei na Índia me empenhei em fazer foi aprender a comer com a mão.
Já sei o que muitos de vocês estão pensando...uiii que nojo...comer com a mão??
Na Índia grande parte da população, especialmente no sul do país, come com a mão...
Certa vez, numa discussão "talheres" X "mãos" com um amigo indiano , acabei tendo que dar o braço a torcer quando ele argumentou o fato da alimentação ser um ato que envolve 4 sentidos...e que comendo com talheres eliminamos um deles...o tato!
Segundo ele, pior que isto...colocamos entre a boca e a comida um objeto metálico que na sua teoria altera o sabor dos alimentos.
Totalmente convencida de que em Roma faça como os romanos...e na Índia, como os indianos, observando aos demais comecei a comer com a mão (em restaurantes de comida local, é claro...quando ia a um restaurante de comida italiana, francesa, etc, etc, etc comia com talheres)...e assim foi durante dois anos.
O resultado vocês podem conferir (e rir) abaixo...
Obs Video 1: observem os pratos do vídeo - são folhas de bananeiras. Utilizadas habitualmente no sul da Índia como pratos.
Detalhe importante...na Índia assim como em países de cultura muçulmana, se come com a mão direita! A esquerda serve para atividades menos nobres!

Obs Video 2 - observem no video 2 minha amiga indiana do norte Garima comendo com colher!

Vídeo 1 -


Video 2 -

3 comentários:

  1. crédito para videomaker, loli menezes.
    rsrsrs, beijo!

    ResponderExcluir
  2. adorei! um dia desses fui jantar na casa de uma amiga aqui em Portugal, que é filha de uma senhora Indiana. a senhora comeu com as mãos, como era seu costume e eu fiquei morrendo de vontade de experimentar, mas tive vergonha de perguntar de ela se importava... fiquei na vontade... agora, não tentei em casa pq deve ser totalmente com a comida ocidental, deve nem ter graça :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário Amana! Realmente com comida ocidental nao tem a menor graça...se bem que tem muita coisa que comemos com a mao...só que pensar em comer arroz ou uma carne de panela com a mao parece sempre estranho, olhando desde a nossa perspectiva!

    ResponderExcluir